Alive in Joburg: o curta que deu origem ao Distrito 9

No final de semana assistimos ao aguardado Distrito 9. Não sabia bem o que esperar e talvez isso tenha ajudado a sair do cinema com uma ótima impressão do filme. Pesquisando um pouco mais, descobri que o filme é baseado no curta-metragem Alive in Joburg, também dirigido por Neill Blomkamp.

Produzido em 2005, o curta impressionou Peter Jackson que contratou Blomkamp para rodar Halo, baseado no game de sucesso. Mas quando o projeto afundou, a dupla resolveu criar Distrito 9 usando o conceito de Alive in Joburg.

O curta é bem interessante e traz várias idéias que foram usadas na adaptação para o cinema. Notem que Wikus Van De Merwe aparece no curta e é interpretado também por Sharlto Copley, que aliás também coproduziu o curta original.

Uma curiosidade é que as entrevistas vistas do curta e do filme são bem reais. Blomkamp entrevistou sul-africanos pobres de Soweto sobre o que eles achavam dos “illegal aliens“, que, em inglês, significa tanto “alienígenas ilegais” como “imigrantes ilegais“. Os entrevistados falaram abertamente contra os fugitivos do Zimbábue que imigraram em massa para a África do Sul nos últimos dez anos povoando as favelas do país vizinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s