Posteres Poloneses: verdadeiras obras de arte

Um Corpo que Cai

Um Corpo que Cai

Entre outros presentes que dei de aniversário ao Luiz, comprei dois livros com posteres de ficção cientifica e terror. Logo que começamos a ver os exemplares com mais calma, percebemos que alguns cartazes eram muito loucos. Rapidamente nos demos conta que TODOS eram poloneses. Fiquei com esse assunto pendente até que hoje resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

A explicação mais utilizada para essa produção tão característica, é que os artistas do país buscaram nas artes gráficas uma forma de resistir às pressões do governo comunista, que queria uma arte engajada e próxima ao realismo socialista.

O bebê de Rosemary

O bebê de Rosemary

Mas durante a pesquisa encontrei outra explicação que me pareceu mais correta.

Na década de 50, a distribuição de filmes na Polônia era feita por uma companhia estatal, que não visava lucro como as distribuidoras normais de cinema. Com isso, não foi problema adaptar a divulgação a estética local de cartazes. Sem a preocupação com aspectos comerciais, os artistas produziram trabalhos brilhantes e muitas vezes sem apelo comercial por um grande período, criando verdadeiras obras de arte.

Os Caçadores da Arca Perdida

Os Caçadores da Arca Perdida

Em 1990, com o fim do monopólio estatal, empresas como Warner e Paramount passaram a ter controle da divulgação. Com a liberdade, veio também a necessidade de garantir boas bilheterias com cartazes mais óbvios. Assim, morria a tradição dos posteres poloneses.

Hoje a maioria dos filmes é lançada com os mesmos cartazes americanos e poucos designers continuam nessa área. Esses artistas agora criam series limitadas de 300 a 500 cópias de seus trabalhos inspirados em filmes e os vende em galerias, não mais como uma forma de divulgação e sim como obras de arte.

Para conhecer mais posters do que os que ilustram esse post, visitem os sites Classic Polish Film Posters e Polish Posters.

A Escola Polonesa de Poster

Atração Fatal

Atração Fatal

A decisão de adaptar a divulgação dos filmes na Polônia não foi a toa. Mesmo antes dos posteres para filmes, o país já tinha tradição na criação de cartazes com características artísticas. O nascimento do poster artístico polonês tem início em 1899 com Stanislaw Wyspianski que produziu a obra Interior para a peça teatral de Maurycy Maeterlinck.

Para esse tipo específico de trabalho de arte, foi criada a expressão Escola Polonesa de Poster. Entre as características específicas desse movimento estão: sugestão, abreviações, associação de ideias, metaforismo, alusões e sub-textos e referências aos instintos primordiais de erotismo, medo e maternidade.

Outra característica é que linguagem plástica desses posteres é intrigante e às vezes pouco compreensível sem um adequado conhecimento da realidade em que foram criados e de suas analogias históricas.

O Exorcista

O Exorcista

Encurralado

Encurralado

Drácula de Bram Stoker

Drácula de Bram Stoker

Laranja Mecânica

Laranja Mecânica

Christine

Christine

Blade Runner

Blade Runner

Apocalypse Now

Apocalypse Now

A Mosca

A Mosca

Alien

Alien

Aliens

Aliens

Aliens 3

Aliens 3

Entre Dois Amores

Entre Dois Amores

Fuga do Planeta dos Macacos

Fuga do Planeta dos Macacos

De olhos bem fechados

De olhos bem fechados

Gremlins

Gremlins

Império do Sol

Império do Sol

Império dos Sentidos

Império dos Sentidos

Highlander

Highlander

Yellow Submarine

Yellow Submarine

Willow

Willow

Um morto muito louco

Um morto muito louco

Star Trek IV - A Volta para Casa

Star Trek IV - A Volta para Casa

Uma Secretária de Futuro

Uma Secretária de Futuro

Rapsódia de Agosto

Rapsódia de Agosto

Pulp Fiction

Pulp Fiction

O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas

Orfeu Negro

Orfeu Negro

O iluminado

O Iluminado

Mississippi em Chamas

Mississippi em Chamas

Kramer vs Kramer

Kramer vs Kramer

Anúncios

2 Respostas para “Posteres Poloneses: verdadeiras obras de arte

  1. Fatima aonde os polacos foram buscar essas inspirações!!!!!!!Adorei o Highlander
    Beijos

  2. puts o Laranja Mecânica ficou meio fidedigno, para quem viu o filme e olha o cartaz dá para fazer uma associação. É perceptível. Mas os outros, com excessão de alguns são viagem total. Imersão na excentricidade da mente humana. Eita! Cara, o que é o cartaz do Gremlins. hahaha… Gostei do post. Tenho que me atualizar. ahhhhh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s