Os melhores do fotojornalismo em 2008

Dica imperdível para quem é jornalista ou apenas ama fotografia.

Notícias Gerais (Categoria Single)

Notícias Gerais (Categoria Single)

De 29 de julho a 23 de agosto, está em exposição no Espaço Caixa Cultural Rio de Janeiro a mostra com os ganhadores do World Press Photo. Reunindo 196 fotos em 62 painéis de 1,65m x 1,10m, a exposição pode ser vista como uma retrospectiva dos fatos marcantes de 2008, um retrato de tudo o que aconteceu no mundo na política, economia, esportes, cultura, natureza.

Fundada em 1955 em Amsterdã, a organização abre inscrições anualmente para fotógrafos interessados em participar da principal competição internacional da imprensa fotográfica. Para esta edição, 5.508 profissionais de 124 países inscreveram um total de 96.268 imagens, batendo o recorde de participantes em relação às edições anteriores.

Um júri internacional , composto por profissionais reconhecidos mundialmente na área, avaliou as imagens na capital holandesa e distribuiu prêmios para 64 fotógrafos de 27 nacionalidades, em 10 categorias.

World Press Photo of the Year

World Press Photo of the Year

A 52ª edição do concurso premiou a imagem em preto-e-branco do fotógrafo norte-americano Anthony Suau como a World Press Photo do ano de 2008. A fotografia mostra um oficial do Departamento de Polícia do Condado de Cuyahoga adentrando uma casa em Cleveland, Ohio, executando uma ação de despejo por cancelamento de hipoteca.

Três brasileiros entre os vencedores

Nesta edição do prêmio, o Brasil teve três fotógrafos premiados. Luiz Vasconcelos, da Zuma Press, foi o primeiro colocado em Notícias Gerais (Categoria Single), com a foto de uma mulher que tenta resistir à polícia que expulsa ocupantes de terrenos particulares na cidade de Manaus, no Amazonas, Brasil.

Menção Honrosa em Vida Cotidiana

Menção Honrosa em Vida Cotidiana

Já Eraldo Peres, da Associated Press, ganhou a Menção Honrosa em Vida Cotidiana (Categoria Singles), com uma foto feita em 22 de janeiro de 2008, mostrando várias pessoas em volta do corpo de Thiago Franklino de Lima, 21 anos, morto na Favela do Coque, no Recife, nordeste do Brasil.

O terceiro premiado foi André Vieira, da Focus Photo und Presse Agentur, terceiro colocado em Artes e Entretenimento (Categoria Singles), com um registro do estilista de moda angolano Shunnoz Fiel, que faz parte da nova geração de estilistas do país.

Além disso, o Brasil aparece em uma série de cinco fotos do mexicano Carlos Cazalis, primeiro colocado em Assuntos Atuais, (Categoria Série de Fotos), com o registro de moradores de rua dormindo em São Paulo, sendo um deles em frente a um dos símbolos da elite paulistana, o Jockey Club de São Paulo.

3º lugar Artes e Entretenimento

3º lugar Artes e Entretenimento

Aproveitando a exposição, a Agência O Globo pegou carona e realizada a exposição Sem Legendas, com 142 imagens produzidas por 38 fotógrafos dos jornais O Globo e Extra entre 2004 e 2008. São imagens que registram  acontecimentos políticos, esportivos, culturais e ambientais que marcaram o cotidiano dos brasileiros.  As fotos também  poderão ser conferidas na galeria de imagens disponível no site  O Globo.

Mais informações
Site Oficial da World Press Photo

Serviço
Exposição World Press Photo 2009, na CAIXA Cultural RJ
29 de julho a 23 de agosto
Horários. terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca).
Entrada Franca  – Mais informações: (21) 2544-4080.

Anúncios

Uma resposta para “Os melhores do fotojornalismo em 2008

  1. Quando vamos, é um programa para se fazer com quem entende e curte o assunto. Afinal, com quem faremos comentários técnicos. Gostei da idéia, vou me inscrever no próximo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s