Caçando fantasmas na TV (Parte I)

Quem me conhece sabe que sou viciada em TV. Assisto de tudo! Mas normalmente, fico  zapeando sem rumo até encontrar alguma coisa que me interesse. Isso pode ser um documentário, uma série, um filme, um talk show ou qualquer outra porcaria que estiver no ar. Enfim, eu vejo muita porcaria mesmo.

Entre esse monte de lixo, gosto de reality shows voltados para o paranormal (apesar de ter medo de alguns). Em uma busca rápida pela minha memória, lembrei de cinco séries que me chamaram atenção nos últimos meses: Ghost Hunters, Paranormal State, Psique Infantil, Celebridades do Além e Rescue Mediums.

Apesar de todas abordarem fenômenos paranormais, cada uma me chamou a atenção por um motivo. Conheça um pouco mais sobre as séries nos dois posts que preparei sobre o assunto.

1. Ghost Hunters (Caçadores de Fantasmas)

O programa exibido pelo SciFi Channel traz as investigações paranormais da TAPS (The Atlantic Paranormal Society), realizadas sempre com uma equipamentos eletrônicos que garantem (ou não) provas concretas para as aparições.

A TAPS foi criada por Jason Hawes e Grant Wilson com o objetivo de investigar a fundo as situações paranormais do cotidiano. O interessante é que eles não são paranormais, ao contrário os dois são encanadores profissionais (daí o trocadilho com o nome escolhido para a sociedade). O que começou em um quarto do apartamento de Jason,  hoje é um dos grupos de investigação paranormal mais respeitados dos Estados Unidos, tendo filiais em vários estados americanos e em outros 12 países.

Usando miniDV, equipamentos com infravermelho,  câmeras com visão térmica, medidores K-2 (para medir campos eletromagnéticos), gravadores digitais e outras parafernálias eletrônicas os investigadores já conseguiram captar fatos realmente assustadores, como os que foram reunidos no vídeo abaixo:


O programa já foi criticado pelos céticos de plantão, sendo acusado de usar métodos não científicos e de apresentar falsas evidências. Mas quem se importa? Hoje a série é uma das mais vistas no canal Scifi americano e já conta com cinco temporadas.

Em 2008, o Scifi lançou um spin-off chamado Ghost Hunters International. A série acompanha um time de investigadores paranormais que viaja pelo mundo aplicando seus conhecimentos científicos para analisar os lugares assombrados mais famosos do mundo. No Brasil, o canal começou a apresentar a primeira temporada em junho de 2009.

Gosto da série porque já assisti episódios com coisas muito sinistras e ao mesmo tempo vários casos em que nada, ou praticamente nada, é comprovado. Nessas ocasiões, eles buscam explicações para os fenômenos observados e descartam a interferência de entidades paranormais. Pra quem gosta, é um prato cheio!

Ghost Hunters
Canal: SciFi Channel
Terças às 21h
Reprises: Sábados às 12h e 19h e Domingos às 1h

Ghost Hunters Internacional
Quintas às 21h
Reprises: Sábados 13h e 20h

2.Paranormal State

Fundado em 2001 por um estudante de 18 anos chamado Ryan Buell, o Paranormal Research Society (PRS) foi o primeiro grupo conhecido de investigação paranormal formado por universitários. A PRS investiga aparições paranormais, experiências de sexto-sentido, distúrbios demoníacos e outros assuntos sobrenaturais.

No início, os estudantes investigavam sem ajuda externa, mas depois de quatro anos de trabalho começaram a contar com a participação de profissionais de psicologia, química e medicina forense. Atraiu também o interesse de paranormais que passaram a auxiliar nas investigações.

O A&E, percebendo o sucesso de outros reality shows sobre fenômenos paranormais, investiu em 2006 na produção da série Paranomal State, que acompanhava as investigações da PRS. O programa estreou em dezembro de 2007 com 2.5 milhões de espectadores atraindo elogios e críticas. Mesmo assim, é a terceira série mais vista no canal desde 2004. No total, já são três temporadas totalizando 53 episódios de 30 minutos.

A participação de paranormais faz com que a série tenha um diferencial interessante em relação ao Ghost Hunters, porque passamos a ter um segundo ponto de vista. Mas não pense que as conclusões científicas são colocadas de lado. Muitas vezes o que os médiuns e demonólogos dizem não bate em nada com a história do local ou as investigações já realizadas. Aí, resta a quem assiste escolher em que acreditar…

Leia também: Caçando Fantasmas na TV – Parte II

Paranormal State
Canal: A&E
Sextas às 17h30
Reprises: Sábados às 0h30 e 4h30 – Sextas às 9h

Para saber mais sobre Ghost Hunters e Paranormal State

Site Oficial da Scifi Brasil – Ghost Hunters e Ghost Hunters International
Site Oficial da TAPS
Site oficial A&E – Ghost Hunters e Ghost Hunters International
Site da Pennsylvania State University Paranormal Research Society
Site A&E (português)

Anúncios

4 Respostas para “Caçando fantasmas na TV (Parte I)

  1. Uowww, depois dessa vou dormir com um olho aberto, assim dá tempo de ver e fugir! hahaha

  2. ola bom o grupo ghost hunters (TAPS) não desacreditam no sobrenatural, eles tentam achar esplicaçoes cientificas, e sobrenaturais, para os fatos, esse dias eu estava assistindo uma entrevista com eles, e todos disseram que acreditam em ”fantasmas”, inclusive todos ja tiveram esperiencias sobrenaturais, e dai entao tentam achar esplicaçoes para tais fenomenos…
    na minha opiniao essas coisas existem mas o termo sobrenatural, nao sei se é bem o certo, afinal anjos e demonios sao citados na biblia diversas vezes, varios casos de exorcismo, e etc..
    mas cada um com suas crenças e leio e estudo muito sobre esses assuntos, e no meu ponto de vista os céticos deviam ser mais mente abertas, afinal como Jason Hawes disse em uma entrevista, todos os que não acreditam é porque não tiveram uma experiencia pessoal ainda…
    bjosssss

    • Oi Michel,
      Obrigada pelo comentário. O que quis dizer é que o grupo vai ao local da investigação sem a certeza de ser assombrado. E buscando as explicações para o que acontece, acabam confirmando ou não os fenômenos. É isso que torna o trabalho deles respeitável! É diferente do por exemplo das Rescue Mediuns, que chegam já certas que tudo é verdade e apenas seguem a intuição…

  3. oi bom desculpas entao entendi mal o que vc explicou…hehehe….mas o importante é que eles detonam…..sucesso kitty prado…bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s