Law&Order: Special Victims Unit

De segunda a sexta tenho um compromisso inadiável às13h. Religiosamente assisto as reprises de Law & Order: Special Victims Unit (SVU) no Universal Channel. Fico impressionada com a qualidade dos episódios. Assisti a pelo menos uns 150 deles e nunca, nunca mesmo, vi uma história ruim. São sempre tramas muito bem elaboradas e que podem nos surpreender até o último instante. Se você ainda não viu, está perdendo uma das melhores séries dos últimos anos!!

Criada em 1999 como um spin-off da série Law&Order, desde do início SVU assumiu uma identidade própria chamando atenção pelas suas histórias sempre muito fortes e ousadas (e às vezes indigestas) envolvendo crimes como estupro, pedofilia e violência doméstica. Hoje, é a série Law&Order mais bem sucedida, e uma das maiores audiências da NBC.

Como todos os produtos da franquia, muitos dos episódios de SVU têm referências óbvias a casos verdadeiros que foram manchetes de jornal pelo mundo. Logicamente, são trocados nomes, datas e o final do caso. Às vezes é necessário adaptar nomes de jogos on line e sites de relacionamentos, mas fica claro que se trata de Second Life ou um Facebook, por exemplo.

Em diversos episódios ficam questões éticas pendentes que te levam a pensar. Ser filho de estuprador faria com que um homem fosse “programado” geneticamente a cometer o mesmo crime? Vale à pena fazer acordo com um pedófilo desprezível em troca do nome de uma vítima de 10 anos antes ou é melhor a pena de morte? Os vizinhos de um criminoso sexual têm ou não o direito de saber da sua existência na região? Pais de uma menina em estado vegetativo têm o direito de antecipar sua adolescência para coletar seus óvulos e ter um neto saudável? Escolhi essas porque são algumas perguntas fáceis de descrever em um artigo tão pequeno…

A 11ª temporada estréia nos EUA em 23 de setembro, mas até mês passado os produtores ainda negociavam para manter seus astros Mariska Hargitay e Chris Meloni. Os valores da negociação foram inicialmente considerados exagerados, mas como os atores tiveram a estratégia de negociar em dupla, a NBC não teve opção e fechou o acordo em que cada um dos astros receberá 385 mil dólares por episódio, garantindo também a 12ª temporada da série.

No Brasil, o Universal Channel reprisa as temporadas mais antigas de segunda a sexta às 13h com reprise às 19h. Os episódios inéditos são exibidos as terças-feiras às 23h, com reprise aos domingos às 17h.

Personagens

Stabler e Benson

Stabler e Benson

Talvez o diferencial de SVU em relação às outras séries L&O seja dar um pouco mais de atenção aos personagens fixos, seus dramas e o envolvimento natural deles com os casos que investigam. O detetive Elliot Stabler (Meloni) constantemente se vê envolvido em dilemas quando os casos envolvem crianças e adolescentes, pois é pai de quarto filhos. Olivia Benson (Hargitay) entrou para a unidade para lidar com problemas pessoais, uma vez que foi concebida depois de sua mãe ser vítima de um estupro. Esses conflitos já renderam episódios e cenas memoráveis a diversos episódios e garantem um brilho a mais. Mesmo assim, não é preciso ver os 224 episódios para entender o que está acontecendo, pois todas as histórias têm começo, meio e fim.

Além das estrelas da série, SVU conta com outros personagens fixos, sendo que alguns apareceram em outras series policiais da NBC. O Capitão Don Cragen (Florek) participou das três primeiras tempodadas do Law & Order original. Já o Detective John Munch (Belzer) era personagem do seriado Homicide: Life on the Street.

Algumas curiosidades

– Os personagens Olivia Benson e Elliot Stabler receberam o nome dos filhos do criador da Dick Wolf;

– Munch é o único personagem que, sendo interpretado pelo mesmo ator, participou de oito diferentes séries de tv. O interessante é perceber que essas séries foram exibidas em quatro canais diferentes: NBC (Homicide: Life on the Street e os Law & Order), FOX (The X-Files, Arrested Development), UPN (The Beat) e HBO (The Wire). É também o único personagem que participou de séries de diferentes gêneros, não se limitando a séries dramáticas como também aparecendo em sitcom (Arrested Development) e ficção científica (The X-Files). Para completar seu curriculum, Munch deve aparecer em Paris enquêtes criminelles, versão francesa do Law & Order: Criminal Intent;

– Diversos atores ganhadores e indicados ao Oscar já apareceram na série como por exemplo: Robin Willians, Mare Winningham, Abigail Breslin, Marlee Matlin, Jane Alexander, Mary Steenburgen, Estelle Parsons, Michael Lerner, Angela Lansbury, Marcia Gay Harden, Rita Moreno, Leslie Caron, Barbara Barrie, Elizabeth cgovern, Bruce Davison, Michael O’Keefe, Shirley Knight, Shirley Jones, Dianne Wiest, Piper Laurie, George Segal, Chris sarandon, Melinda Dillon e Amy Irving;

– Em um episódio dos Simpsons, a série foi parodiada como Law And Order: Elevators Inspectors Unit;

– Mariska Hargitay ganhou por sua atuação como Olívia Benson o Emmy Award de Melhor Atriz em Série Dramática (2005) e o Golden Globe de Melhor Atriz em Série Dramática (2005). Foi indicada em 2004 e 2005 para o Emmy e em 2004 para Screen Actors Guild;

– Ao longo de suas dez temporadas, a série já teve muitas mudanças no elenco, sendo que apenas quatro atores participam desde a primeira temporada Christopher Meloni, Mariska Hargitay, Richard Belzer e Dann Florek.

Links

Site oficial – EUA

Site do Universal Channel

Guia de episódios

Episódios para download em rmvb

Episódios para download em avi com legendas em português

Anúncios

2 Respostas para “Law&Order: Special Victims Unit

  1. Eu também amo essa série de paixão! Era minha diversão durante a licença maternidade, pena que os seis meses passaram rápido demais… e pena que não consigo mais ver as reprises, e muito menos os episódios inéditos…
    Beijos!

  2. Eu amo, adoro, sou fã de carteirinha e não perco um epsódio desde que começou. Gosto, também do primeiro Lei e Ordem, que deu origem a este. Outro dia, em uma entrevista, um dos produtores falou que a série gera milhares de empregos. Não duvido. Criminal Intent é legalzinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s