Quanto ter um gatinho por perto vale ouro

Quantas vezes você já entrou em uma loja ou bar do Rio de Janeiro e encontrou um gato placidamente dormindo, como se nada tivesse acontecendo? Ou em cima de um balcão vigiando tudo que acontece? Isso é tão comum que, nos sebos do Centro, ter um gato em cima de uma pilha de livros é praticamente parte da decoração.

Ô vidão...

Ô vidão...

Mas isso é aqui. No Japão ter a companhia de gatos pode custar no mínimo U$10 a hora! A mais nova moda entre os japoneses é ir a cat cafes. Como o nome já diz, além de comer você tem o prazer de ter vários gatos ao seu redor. O local é todo decorado com brinquedos e caminhas confortáveis onde os bichanos podem desfrutar do que tanto gostam: uma boa comida, uma boa soneca e um humano bobo para mimá-lo. O sucesso é tão grande que na maior parte dos bares é necessário fazer reserva.

Regras para manter as estrelas felizes

Hoje já existem mais de 70 cat cafes em Tokyo. Os bares de gatos surgiram em Taiwan há mais de 10 anos, mas foi no Japão que viraram febre.  A maior parte dos clientes vive em apartamentos muito pequenos e não têm tempo para se dedicar ao animal, impedindo que tenham um em casa. Os cat cafes oferecem o benefício de ter um animal para acariciar, sem o ônus de ter que cuidar deles. Talvez o fato do gato ser considerado pelos japoneses um talismã sendo um símbolo de sorte e proteção explique um pouco também.

Para desfrutar das maravilhas de ter um gatinho por perto é preciso seguir algumas instruções ao entrar como lavar as mãos e tirar os sapatos para evitar contaminar os gatos com alguma doença e deixar a bolsa na entrada (para ninguém carregar um animal na saída).

É proibido levar qualquer tipo de comida ou catnip, agarrar e apertar gatos que demonstrem não estar a fim de papo e tirar fotos somente sem o uso de flash. Existe ainda uma regra muito importante: não é permitido perturbar a soneca dos gatinhos. Alguns cafés têm álbuns de fotografias para que os clientes o conheçam melhor as estrelas do local, para que possam escolher qual o fará companhia (o que eu acho estranho conhecendo o comportamento dos meus gatos que só fazem o que bem querem).

Tudo muito organizado e seguro como normalmente se espera de japoneses.

P.S.: É tudo muito lindo, mas eu prefiro os meus pequenos do meu lado todos os dias, mesmo a Kira sendo chata e miando sem parar e Spock estando abusado como nunca. E ainda tem o Bolota, o gato mais lindo e dengoso do mundo.

Links:

Matéria no Jornal Hoje

Anúncios

2 Respostas para “Quanto ter um gatinho por perto vale ouro

  1. Deveria ter dog cafes também 🙂

  2. vera maria medeiros de macedo

    Fico muito feliz em saber que existem pessoas sensíveis e de bom gosto como você.
    Os gatos realmente são animais adoráveis.Belos,
    independentes, carinhosos e dão realmente muita
    sorte.

    Um abraço

    Vera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s